Não há mais dúvidas que o e-commerce é uma excelente opção para quem deseja montar uma empresa ou expandir os negócios. No entanto, quando o empreendimento é novo, o desafio é maior. São comuns os questionamentos de como fazer a primeira venda pela internet — e não é por menos.

Alguns segmentos, como eletrodomésticos e vestuários, são bastante concorridos. Então, pode levar um bom tempo para que você consiga uma boa visibilidade e feche as primeiras vendas. Mas, saiba que é possível encurtar esse tempo com algumas estratégias de marketing digital.

Quer saber as principais ações que você deve realizar para converter sua primeira venda pela internet? Continue lendo e confira!

1. Otimize o site para os motores de busca

Desde o primeiro momento em que você decide criar um site de e-commerce é fundamental investir em SEO. Assim, suas páginas têm grandes chances de ficarem bem posicionadas nos mecanismos de busca. Entre os principais fatores para o ranqueamento estão:

  • inserção de palavras-chave nas descrições dos produtos;

  • uso de hiperlinks;

  • velocidade de carregamento das páginas;

  • responsividade.

2. Crie campanhas de links patrocinados

O SEO é uma estratégia de longo prazo. Conseguir boas posições nos resultados orgânicos do Google pode levar um bom tempo e o trabalho de otimização deve ser constante. Logo, se você precisa de uma solução rápida, é preciso investir em links patrocinados do Google AdWords.

Nesse caso, você terá de desembolsar um dinheiro para ficar em destaque nos resultados da pesquisa, mas o custo-benefício vale muito a pena.

3. Esteja sempre presente nas redes sociais

Um erro comum de marketing digital cometido pelas empresas é não dar a devida atenção às redes sociais. Não basta criar uma fanpage, fazer umas publicações e esperar os resultados. Você deve interagir com os seguidores, monitorar o desempenho das ações e planejar seus conteúdos.

Afinal, uma marca que apenas publica ofertas e não conversa com os usuários pode ter a sua reputação afetada. Muitos consumidores têm o costume de entrar nas páginas sociais das empresas antes de tomar uma decisão, então, leve isso em consideração.

4. Aposte no remarketing

Provavelmente você já entrou em uma loja virtual para ver um produto, saiu sem efetuar a compra e começou a receber propagandas desse item. Isso é o que chamamos de remarketing.

Nem sempre quem abandona o carrinho no e-commerce não tem a intenção de comprar. Às vezes, apenas não era o momento certo. Sendo assim, ao fazer uma campanha de remarketing suas chances de efetuar uma venda para aquele consumidor que demonstrou interesse no produto aumentam.  

5. Construa uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail é uma ferramenta poderosa de marketing digital, principalmente na fase de conversão. Para isso, é necessário que você disponibilize uma caixa de assinaturas (newsletter) em seu site e landing pages para capturar contatos de clientes em potencial.

Feito isso, você deverá enviar e-mails segmentados para os usuários. Existem diversas formas de abordá-los, tudo depende do estágio em que eles se encontram no funil de vendas. Considerando que a pessoa esteja no processo de decisão, uma boa pedida é exibir seus cases de sucesso ou depoimentos de clientes satisfeitos.

Como você pôde perceber, investir em marketing digital é essencial para realizar a primeira venda pela internet. Em vez de optar por apenas um caminho, tente utilizar o máximo de cada estratégia apresentada. Para isso, contar com uma agência parceira é, sem dúvida, a melhor opção.

Quer saber como uma agência de marketing digital pode lhe ajudar? Acesse este artigo e confira!

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