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Autoridade do domínio: saiba o que é e torne o seu site mais forte!

Deixar o site bem-posicionado nos mecanismos de busca, como o Google, é um dos principais objetivos das empresas que investem em marketing digital. Afinal, os consumidores estão constantemente fazendo pesquisas para tomarem a melhor decisão. Sendo assim, os profissionais de marketing têm procurado cada vez mais meios de aumentar a autoridade de domínio.

Existem diversos fatores para o Google fazer o ranqueamento de sites, sendo que alguns têm um peso maior que outros. Entretanto, não é possível saber exatamente como funciona o algoritmo desse mecanismo. Todas as informações são adquiridas por meio de testes frequentes — e a autoridade do domínio é uma das métricas que mais tem mostrado importância para essa missão.

Quer saber do que trata a autoridade do domínio, quais fatores têm mais influência nessa estratégia e como melhorar os seus resultados? Continue lendo e confira!

O que é autoridade do domínio?

A autoridade do domínio é um dos elementos de SEO (Search Engine Optimization) que contribui para deixar o site bem ranqueado nos mecanismos de busca. Ela também pode ser descrita como uma métrica criada para determinar a superioridade do website perante os concorrentes.

No entanto, o procedimento para aumentar a autoridade é off page. Isso significa que você depende de fatores externos para atingir esse objetivo. De acordo com o Google, o critério principal para definir quais sites entram nas primeiras posições é a relevância. Ou seja, o sistema visa entregar a melhor experiência ao usuário.

Por que a autoridade de domínio é tão importante?

Quanto maior a autoridade de um site, mais confiança ele é capaz de gerar na rede. Consequentemente, isso fará com que fique bem-posicionado e tenha mais cliques. Sem a autoridade de domínio, provavelmente você terá grandes perdas no tráfego e no ranqueamento de páginas.

As estratégias para implementação e melhorias devem ser planejadas para longo prazo, já que é algo que necessita de um trabalho constante. A relevância de um site é um dos aspectos mais importantes para se destacar em meio a tantas páginas com conteúdos semelhantes. É nesse ponto que o domínio de autoridade trabalhará: para destacar a sua página e gerar bons resultados.

Quais fatores influenciam na autoridade?

Assim como o algoritmo do Google, não há informações de uma fórmula exata para atingir um número X de autoridade, apenas boas práticas. Um dos fatores mais conhecidos é a idade do domínio. Quanto mais tempo ele estiver no ar, sua pontuação tende a ser maior.

A quantidade e diversidade de links apontando para o seu site, conhecidos como backlinks, também contam muitos pontos para a autoridade do domínio — na verdade, esse é possivelmente o quesito mais importante. Contudo, os links devem ser de qualidade. Isso quer dizer que eles não podem ser originários de spams, sites pornográficos, diretórios etc.

Como a autoridade de domínio pode ser calculada?

É de fundamental importância entender como o cálculo é realizado e quais fatores são levados em conta. Diversidade e qualidade de links, volume de buscas, número de bakclinks e outros aspectos são alguns dos elementos que geram impactos positivos nos resultados.

Para começar a entender, é preciso ter em mente que a autoridade de domínio é logarítmica. Mas, o que isso significa? De forma bem simples, isso quer dizer que o crescimento é em uma escala não linear.

A escala logarítmica vai de 0 a 100. Porém, elevar o resultado de 10 para 20 é bem mais fácil que crescer de 60 para 70. Isso ocorre porque o crescimento em um nível mais alto na escala demanda muito mais tempo e esforço em cada um dos pontos que entra no algoritmo de cálculo.

Quais fatores utilizar para ter um bom posicionamento?

Agora que você já sabe que a autoridade de domínio depende de uma série de elementos que precisam ser trabalhados em conjunto, saber onde investir seus esforços para que isso aconteça também é prioridade.

Aproveitar as boas práticas ainda é o melhor caminho para que seu crescimento na escala aconteça mais rapidamente. Por isso, conheça alguns pontos que você pode apostar para alcançar uma boa autoridade de domínio no seu site a seguir.

Invista na produção de conteúdo

Atenção: não é qualquer conteúdo. Para obter resultados realmente satisfatórios, o conteúdo entregue deve ser de qualidade, respondendo dúvidas do usuário e estando aliado às boas práticas de SEO. É isso que atrai visitantes, já que eles identificam que podem adquirir conhecimento por meio das suas informações.

Há diversos formatos de conteúdos para serem explorados, bastando conhecer os mais adequados para sua persona e escolhê-los. Eles podem ser blog posts menores e mais diretos ou, se eles preferirem, conteúdos mais aprofundados. O importante é que eles sejam feitos para o seu público.

Aposte nos links externos e internos

Ao navegar na internet, o usuário acessa diversos conteúdos de forma fluida e os hiperlinks são parte essencial para essa experiência. Eles agregam valor seu conteúdo, mas precisam ser de confiança para não afetarem negativamente suas estratégias.

Monitore o número de conversões

Toda estratégia de marketing digital tem como objetivo gerar mais conversões — aumentar os leads e vendas. Portanto, os sites que conseguem um bom número de visitas e conversões demonstram ter mais relevância para os buscadores, aumentando sua autoridade de domínio.

Promover o tráfego orgânico e desenvolver estratégias que o impulsionam são formas de conseguir aumentar o número de conversões. Publicar novos conteúdos e posts nas redes sociais periodicamente são algumas das maneiras para engajar a audiência, pois essas são boas maneiras de fazer subir o número de visitas e, posteriormente, as conversões realizadas.

Como melhorar a autoridade do domínio?

Primeiramente, é importante que você mensure a autoridade do site. Para isso, você pode utilizar a ferramenta Open Site Explorer da Moz. Assim, é possível acompanhar a sua evolução. Feito isso, é altamente aconselhável realizar uma auditoria no site por meio da SEMRush e desautorizar os links indesejados que prejudicam a sua estratégia.

A melhor maneira de conseguir backlinks é criando conteúdos de qualidade — e o blog é a melhor opção nesse caso. Desse modo, você vai se tornando referência na área e outros sites começam a linkar naturalmente as suas páginas. É claro que isso leva certo tempo para acontecer, então, é preciso ter paciência.

Caso você queira agilizar o processo, existem outros métodos. Um deles é o Guest Post. Trata-se de uma parceria entre sites de segmentos semelhantes (não concorrentes diretos), com a finalidade de um produzir conteúdo para o outro em troca de backlinks. Resumindo: você ganha um link apontando para a sua página e ele um material original.

Portanto, para aumentar a autoridade de domínio, é preciso pensar mais à frente. Essa estratégia deve ser traçada o quanto antes se você deseja ser encontrado de forma orgânica no Google. Procurar por uma agência especializada que possa realizar esse serviço corretamente é a melhor maneira para alcançar resultados ainda melhores.

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