Linksan Agência Web
              
featured-image

As diferenças entre site responsivo e site mobile: descubra quais são

Quando falamos de internet, poucas coisas são tão importantes quanto ter um bom site. E um bom site não é apenas bonito, ele é multiplataforma. Por conta disso, saber separar um site responsivo e site mobile faz toda a diferença na hora de aprovar seu site. E não, esses dois termos não são sinônimos.

Embora sejam bastante comuns na internet, é importante saber as suas características. Isso impedirá que você cometa erros na hora de montar seu site e, principalmente, que seja ou se sinta enganado por quem for prestar esse serviço para você.

Por isso, decidimos explicar com detalhes esses dois tipos de site e, ao terminar de ler este conteúdo, certamente você saberá o que pedir na hora de desenvolver sua página na internet. Pronto para começar? Confira a seguir!

O que é um site responsivo?

Existem diversas formas de identificar se um site é responsivo ou não. A mais fácil delas, por exemplo, é testar o site reduzindo a largura do navegador. Caso o seu layout se adapte rapidamente ao novo formato, estamos falando de um site responsivo.

O que isso quer dizer? De forma resumida, pode-se afirmar que um site responsivo tem apenas um layout, que se adapta ao formato da tela do usuário. Assim, quem acessar o site verá o mesmo layout, esteja em um monitor full HD, em uma tela de computador normal, smartphone ou tablet.

Um site que não é responsivo, quando aberto no celular, pode ter diversos problemas de usabilidade. De dificuldade para acessar e selecionar itens de menu até dificuldade para leitura de conteúdo, muitas coisas podem dificultar a vida do usuário que acessa um site não responsivo de um celular.

O que não quer dizer, no entanto, que todo site que abre em celular é responsivo, como veremos a partir de agora.

O que é um site mobile?

Um site mobile é, basicamente, um novo site — baseado no layout original — que é todo desenhado especificamente para funcionar em dispositivos mobile (smartphones e tablets). E, como toda escolha, essa tem vantagens e desvantagens.

Uma vantagem é que, naturalmente, um site que foi todo desenhado para mobile tende a ter um funcionamento superior nesse tipo de dispositivo. E isso pode dar a você mais performance, independentemente de qual aparelho seu usuário estiver usando.

Uma desvantagem, no entanto, é que ter um site mobile é, literalmente, ter dois sites para cuidar. O que significa aumento de custo no desenvolvimento e, naturalmente, na manutenção desses sites, que é uma tarefa bem complexa.

Veja o caso dos e-commerces, por exemplo: muitos escolhem ter um layout específico para mobile, enquanto algumas lojas têm layouts responsivos que funcionam muito bem. Então, como escolher a melhor alternativa?

Site responsivo ou site mobile?

Agora que você conhece as principais características de cada um desses tipos de site, é bem provável que já tenha uma ideia do que é melhor, certo? Isso é ótimo! Mas tem uma série de fatores, além do gosto pessoal, que deve ser considerada na hora de fazer essa escolha.

Por isso, a nossa recomendação é que você consulte uma equipe profissional na hora de fazer essa escolha e, é claro, na hora de desenvolver o site. Assim, as chances de acabar com um site que não seja o ideal para o seu caso reduzem bruscamente e seu sucesso certamente estará bem mais próximo na hora do lançamento da sua página na internet.

Aqui na LinkSan, por exemplo, nós podemos ajudá-lo a fazer a melhor escolha entre site responsivo e site mobile para seu site e o ajudaremos a desenvolver a solução ideal para alavancar seus negócios. Por isso, não hesite, aproveite agora mesmo essa oportunidade e entre em contato conosco!

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2021. Linksan - Todos os Direitos Reservados