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Ao vivo e a cores: como usar as transmissões live nas redes sociais?

Quando você desconecta suas redes sociais, sente medo de perder alguma novidade? Esse medo tem nome: FOMO, ou “Fear of Missing”, definido pelo dicionário Oxford como a “ansiedade em relação à possibilidade de algo interessante estar acontecendo, intensificada pelas postagens em redes sociais“. Mas o que a sua empresa tem a ver com isso? 

Esse é apenas um dos aspectos do comportamento do consumidor na era digital que seu negócio pode explorar. Hoje, há uma ferramenta perfeita: as transmissões ao vivo nas redes sociais.

Várias plataformas já oferecem esse serviço. Na maioria, basta ter um celular ou computador conectado a elas ou um equipamento de filmagem integrado ao computador. Porém, simplicidade não significa que as transmissões ao vivo podem ser feitas de qualquer forma! Na postagem de hoje, vamos conhecer algumas das melhores práticas para obter bons resultados. Acompanhe:

1. Conheça as ferramentas

Antes de se aventurar, é importante conhecer as ferramentas que você terá à disposição. Veja quais são as mais usadas hoje em dia:

  • Facebook Live: você pode transmitir ao vivo em seu perfil ou página, acompanhando as reações e comentários em tempo real e com acesso a uma série de métricas;
  • Instagram Live: além das transmissões ao vivo, sua marca pode contar histórias que ficam disponíveis por 24 horas após a publicação;
  • YouTube Live: perfeito para transmissões elaboradas e com a vantagem de ser um serviço Google, o que favorece a empresa nos buscadores;
  • Periscope: parte do Twitter. Se sua empresa usa essa rede social, naturalmente factual, ele pode ser uma ótima opção!

2. Escolha bem o que transmitir

Não banalize as transmissões ao vivo. Elas devem ser usadas apenas para fatos que prendam a atenção dos consumidores, que sejam relevantes e curiosos para eles. Isso inclui entrevistas interessantes, acontecimentos únicos, lançamentos e eventos de grande porte.

Portanto, avalie sempre o impacto que eles terão na vida do público. Muito cuidado ao avaliar os eventos ligados à sua própria empresa. Nem sempre o que tem importância para você tem o mesmo apelo para seus consumidores. 

3. Pense no conteúdo para o espectador

Também é fundamental cuidar da qualidade da imagem (nitidez, estabilidade, iluminação, qualidade do som, entre outros fatores) e da rapidez da transmissão (conexão à internet). E mais: tenha o cuidado de escrever na postagem ou repetir, durante a transmissão, do que se trata o evento.

Por exemplo: “estamos acompanhando o lançamento da nova coleção de verão da marca X” ou “estamos entrevistando hoje a estilista Maria da Silva”. Nesse sentido, procure narrar os acontecimentos, guiando seus espectadores. Planeje também os horários e marque transmissões ao vivo para criar expectativa — o Facebook Live, por exemplo, oferece essa função. 

4. Interaja com os espectadores

As ferramentas de transmissão ao vivo permitem reações e comentários que não apenas oferecem um feedback do trabalho, mas também podem ser grandes fontes de conteúdo. Com isso em mente, faça perguntas, leia os comentários e responda às dúvidas dos seus espectadores.

Adicionalmente, acompanhe suas reações para direcionar o conteúdo da transmissão ao vivo. Você pode usar as perguntas nos comentários para melhorar uma entrevista, por exemplo. Ou acompanhar o que as pessoas falam para mostrar outro ângulo de um acontecimento.

5. Acompanhe as métricas

Uma das maiores vantagens das redes sociais são as métricas oferecidas em tempo real. Mas, cuidado: algumas das ferramentas de transmissão ao vivo não salvam esses dados, como o Instagram Live. Leve isso em consideração ao escolher a sua plataforma e planejar o acompanhamento dos resultados.

As transmissões ao vivo nas redes sociais podem não apenas impulsionar sua presença e reter a atenção e fidelidade do público, mas também podem ajudar a bombar outros canais da empresa. Está preparado para elas? Deixe suas dúvidas e nos conte sua experiência nos comentários!

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