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Afinal, qual é o papel do funil de vendas no meu negócio?

É possível afirmar que, hoje, o marketing digital está bastante maduro e alinhado aos novos hábitos do consumidor. Apesar de ainda serem uma realidade, as propagandas intrusivas estão se mostrando cada vez menos eficazes. Sendo assim, o Inbound Marketing ganhou bastante aceitação por atrair clientes utilizando um conceito chamado de funil de vendas.

Basicamente, esse funil atende a todos os passos do consumidor até que ele se torne um cliente. Muitos dizem que o Inbound Marketing é uma propaganda invisível do seu negócio, pois o usuário conhece a sua empresa e tem despertado o interesse em seus produtos por meio de conteúdos relevantes. Pode até ser um pouco exagerada essa afirmação, mas não está totalmente incorreta.

Quer saber mais sobre o funil de vendas? Continue lendo e confira como o seu negócio por ser beneficiado por essa estratégia!

Quais etapas compõem o funil de vendas?

Topo

A primeira fase do funil de vendas tem o objetivo de atrair visitantes aos seus canais de comunicação, como o blog e redes sociais. Geralmente, essas pessoas encontram as empresas após uma pesquisa nos mecanismos de busca. Sendo assim, você precisa investir em visibilidade.

Meio

No meio do funil, estão aqueles que já conheceram o seu negócio e se interessaram pelos conteúdos. Eles ainda não estão prontos para se tornarem clientes, mas identificaram que têm um problema a ser resolvido e estão buscando soluções.

Fundo

Esse é o momento em que a equipe de vendas trabalha em conjunto com o marketing. No fundo do funil, o cliente em potencial já interagiu de forma mais profunda com a empresa, considerou as soluções e está prestes a tomar uma decisão.

Como aplicar o funil de vendas em uma empresa?

Fase 1: Atração

A forma mais indicada de atrair os visitantes aos seus canais é utilizar estratégias de SEO e anúncios patrocinados. No entanto, não basta colocar o seu site no topo da pesquisa ou em evidência nas redes sociais — você tem que incentivar o seu público-alvo a clicar no link.

Vamos supor que você tenha uma escola particular e queira atrair pais de alunos para a sua instituição. Como se trata do topo do funil, você pode elaborar um artigo com um tema mais abrangente que desperte o interesse desses pais. Por exemplo: “Como ajudar os seus filhos com as lições de casa”.  

Fase 2: Consideração

Agora que o usuário conheceu o seu blog e se interessou por outros conteúdos, é preciso alertá-lo de que você tem uma solução para um eventual problema que ele tenha identificado. Assim que essa falha é reconhecida, ele buscará possíveis soluções.

Os conteúdos desenvolvidos para esse estágio precisam ser um pouco mais específicos. Por exemplo: “Conheça as vantagens de estudar em uma escola com ensino em período integral”. É fundamental também criar e-books ou outros materiais ricos, e disponibilizá-los em uma landing page. Dessa forma, você consegue o contato do lead ao baixar o conteúdo.

Fase 3: Decisão

Chega então a etapa em que o lead já está bem educado pelos seus conteúdos e considerou as opções para resolver o problema identificado. Nessa fase, o e-mail marketing será uma ferramenta preciosa para nutrir o lead até que ele esteja pronto para a equipe de vendas.

Tendo como exemplo aquele que mencionamos há pouco, uma boa dica para estimular os pais de potenciais estudantes a optarem por sua instituição seria exibir depoimentos de pais satisfeitos ou cases de sucesso de ex-alunos.

Vale ressaltar que, quando o departamento de marketing e vendas trabalham juntos, os ganhos são enormes. O motivo é que o atendimento será personalizado, pois o vendedor sabe a trajetória do potencial cliente e pode oferecer a solução que ele precisa, sem rodeios.

Como você pôde perceber, é preciso contar com algumas ferramentas e especialistas para que todos os estágios do funil de vendas funcionem corretamente. Sendo assim, ao contratar uma agência de marketing digital, você terá profissionais de áreas distintas e recursos importante à disposição.

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