Linksan Agência Web
              
featured-image

A importância de fazer backup dos dados do seu site

É bem verdade que para muitas empresas seus sites são uma excelente ferramenta de negócio. Algumas delas operam única e exclusivamente por meio online, como é o caso de lojas virtuais. Outras empresas têm seus sites como ferramentas para oferecer serviços diversos aos seus clientes e outras utilizam como fonte de informação para os mais variados fins.

Diante dessa realidade, nota-se a importância do backup no site. Neste post você poderá conhecer mais sobre o assunto e reconhecer a importância de manter as informações do negócio com o qual você está inserido(a) em um local seguro. Fique conosco!

O que é backup

Provavelmente você já deve ter realizado uma cópia de um arquivo importante em um pendrive ou HD externo ou mesmo enviado um arquivo para o seu e-mail para mantê-lo salvo em um local seguro. Se você já fez isso, com certeza realizou um procedimento de backup manual. Portanto, um backup consiste em realizar uma cópia de um ou mais arquivos em um local diferente do atual a fim de manter uma cópia de segurança em caso de perda do arquivo principal.

Qual importância do backup no site

Quando se fala em websites, a importância de se investir em procedimentos de backup se torna ainda mais evidente. Acima falamos de um procedimento manual de backup, mas muitos servidores de hospedagem fornecem backups diários para garantir que você não perca informações importantes. Vamos conhecer agora, alguns bons motivos para a implantação de backup.

Proteção do investimento inicial

Para se ter um bom site é necessária a contratação de uma empresa especializada no segmento para o desenvolvimento do mesmo, o qual é composto por diversos arquivos chamados de arquivo-fonte nos quais estão contidas toda a programação, regras de negócio para o funcionamento, arquivos de imagens e também o banco de dados com todas as informações apresentadas no mesmo. O backup do site garante que esse investimento não vá por água abaixo em caso de uma falha no servidor onde o mesmo está instalado ou em caso de falha humana caso algum arquivo seja apagado acidentalmente;

Segurança das informações

A grande maioria dos sites comerciais tem armazenadas informações de anos de atuação. Desde posts de um blog a registros de cadastros de clientes, todas essas informações são estratégicas para o negócio. A perda desses dados pode ser trágica para a empresa e para a credibilidade do negócio. O backup garante que os dados mais importantes estejam seguros e prontos para recuperação imediata;

Fugir dos imprevistos

Sabemos que imprevistos acontecem e que precisamos estar preparados para eles. Se a empresa desenvolvedora não manter um bom controle de versões do código fonte, pode ser que em caso de perda ou alteração indevida em algum arquivo importante, possa deixar um site horas ou, até mesmo, dias indisponíveis. Falhas humanas também podem comprometer a disponibilidade do site. 

Evitar a perda de vendas, negócios e clientes

Um site de comércio eletrônico ou outros sites comerciais podem perder vendas com apenas alguns minutos de indisponibilidade. Além disso, alguns minutos “fora do ar” podem representar a perda de novos clientes, perda de credibilidade e de novos negócios. Nesse contexto o backup pode salvar muitos reais;

Recuperação em caso de ataque de hackers

Os motivos não param por aqui. Ataques cibernéticos são cada vez mais comuns. Em caso de seu site sofrer um ataque, o backup pode garantir a restauração da versão original de forma mais rápida.

Os motivos e a importância do backup no site ficaram claros para você? Esperamos que sim! Se você possui, atualiza ou administra um site que seja estratégico para o crescimento e manutenção de seu negócio, ou simplesmente gostou do que leu aqui, não deixe de comentar!

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2021. Linksan - Todos os Direitos Reservados