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A hospedagem do site e o desempenho de SEO estão interligados: saiba como!

Grande parte das pessoas não toma os devidos cuidados na hora de contratar um serviço de hospedagem de site. A atitude mais comum entre elas é consultar apenas os preços dos planos e escolher o mais barato. No entanto, negligenciar a importância desse fator pode custar caro.

Além da dor de cabeça com frequentes problemas técnicos, poucos se dão conta de que essas adversidades impactam negativamente no SEO (Search Engine Optimization) do site. Ou seja, você se esforça para deixar sua página bem posicionada nos mecanismos de buscas e, devido a uma falha externa, todo o seu trabalho vai por água abaixo.

Quer conhecer os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de contratar um serviço de hospedagem de site? Continue lendo e confira!

Velocidade

O tempo de carregamento do site, quando muito lento, prejudica bastante o seu trabalho de SEO. Isso ocorre, principalmente, porque os usuários ficam pouco tempo na página e o Google entende que eles tiveram uma péssima experiência. Assim, seu posicionamento nos resultados da busca começa a cair.

Dessa forma, você deve escolher um serviço de hospedagem que suporta os recursos do site. Os aspectos mais importantes para um servidor ter um bom desempenho são:

  • memória RAM;
  • largura de banda;
  • capacidade de processamento.

É claro que alguns fatores internos também interferem na velocidade, entretanto, se tudo estiver em ordem e o site ainda apresentar lentidão, provavelmente o problema é mesmo no servidor.

Segurança

A segurança é outro ponto que você se atentar ao escolher um serviço de hospedagem de site. Procure uma empresa séria que monitora e gerencia seus servidores de maneira rigorosa.

Caso o site sofra uma invasão, mesmo que isso seja resolvido depois, você pode cair no ranking por conta das interrupções e alterações nas configurações.

Contar com um certificado de segurança SSL (Secure Sockets Layer) também é bem visto pelo Google, pois, indica que o site é seguro. Sem contar que os visitantes se sentem protegidos e, consequentemente, suas chances de fechar mais vendas aumentam.   

Disponibilidade

Essa dica pode até soar óbvia, mas o seu site tem que estar sempre no ar, disponível aos usuários. Se você contrata um serviço de hospedagem qualquer, corre o risco de que ele fique a maior parte do tempo indisponível. Logo, diversas oportunidades são perdidas.

Quanto ao SEO, essa indisponibilidade também afeta bastante. Caso o site esteja fora do ar, o robô do Google não encontra seus conteúdos ao fazer a varredura e seu domínio perde autoridade.

Tipo de hospedagem

Basicamente, existem dois tipos de hospedagem: a compartilhada e a dedicada. A primeira opção, como o próprio nome sugere, tem seus recursos compartilhados. Isso significa que vários outros sites dividem o servidor com o seu.

Já no dedicado, a infraestrutura é mais robusta e todos os recursos são destinados para manter suas páginas funcionando, proporcionando um desempenho melhor o que impacta positivamente para o ranqueamento do site. 

A hospedagem compartilhada tem bastante popularidade devido ao preço acessível, contudo, não há como garantir uma excelente performance.

Dessa forma, é preciso escolher bem qual é a sua prioridade para evitar trocas futuras. Quando você migra de servidor, o Google pode entender que se trata de um novo site e, com isso, corre-se o risco de perder pontos preciosos conquistados anteriormente.

Como você pôde perceber, todo cuidado é pouco na hora de escolher um serviço de hospedagem de site. O servidor deve estar bem configurado, oferecendo rapidez e segurança para que a sua estratégia de SEO não seja afetada. Sendo assim, antes de se preocupar apenas com o preço, veja se a empresa é de confiança.

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar ainda mais no assunto? Leia nossa outro artigo e saiba o que analisar antes de escolher a melhor hospedagem!

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