Linksan Agência Web
              
featured-image

6 práticas que vão ajudar você a ter um e-commerce de sucesso

As lojas online têm, cada vez mais, recebido a atenção do consumidor brasileiro. Apesar de 2016 ter sido um ano difícil para a economia, o setor teve um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Apesar de todo o crescimento, ter um e-commerce de sucesso não é tão simples quanto se imagina.

Como o mercado está cada vez mais acirrado, é preciso criar estratégias e atrair visitas para a loja virtual, cuidar da logística e ter preços competitivos.

Embora as dicas citadas acima sejam importantes, existem 6 práticas que são mandatórias se você deseja criar um e-commerce de sucesso. Descubra abaixo.

1. Tenha um processo de compra curto

É fundamental que o cliente consiga chegar ao produto desejado com até três cliques. Filtros, buscas inteligentes e a organização das categorias e dos produtos são fundamentais.

Outro ponto importante é entender que internauta nenhum perde tempo com o preenchimento de formulários intermináveis e várias páginas até a conclusão da compra. Dessa forma, o seu formulário deve ser o mais prático e objetivo possível.

2. Desenvolva uma versão mobile friendly

O m-commerce é uma realidade e tem crescido a cada ano. Além de atrair mais clientes, ter um site amigável aos dispositivos móveis também ajuda no posicionamento do site.

O layout deve facilitar a navegação. O cliente precisa ter a mesma facilidade e eficiência no smartphone que ele possui quando acessa o site pelo PC, desde conteúdo, até os produtos e serviços ofertados.

3. Faça trabalho de SEO

Para conseguir um bom posicionamento nos principais buscadores, é necessário pensar no SEO desde a fase de planejamento da loja virtual, pois fatores estruturais influenciam no resultado final.

Algumas questões são extremamente importantes para ranquear a página, como, por exemplo:

  • descrição dos produtos;
  • experiência de usuário;
  • velocidade de carregamento da página;
  • meta títulos;
  • meta descrição;
  • atributos tag nas imagens etc.

4. Invista na qualidade das imagens

Diferentemente de uma loja física, o cliente não tem como tocar, provar ou sentir os produtos da loja virtual. O ideal é tirar fotos de todos os ângulos possíveis; dessa forma, o cliente terá condições de ver todos os detalhes, tendo maior confiança para fazer a compra online.

Uma boa maneira de utilizar as fotos é humanizar as imagens e mostrar pessoas “comuns” usando os produtos.

5. Utilize ícones que facilitam a navegação do cliente

É possível facilitar a navegação do cliente usando ícones. Com os desenhos, basta apenas um clique para que o comando seja realizado. Isso dará mais interatividade ao processo.

Os ícones mais comuns são:

  • carrinho de compras;
  • categorias;
  • frete;
  • lista de desejos;
  • login/cadastro.

6. Desenvolva meios de receber feedback dos clientes

Quem realiza a compra online deseja o máximo de clareza. Para isso, um canal de contato com a marca deve estar constantemente disponível. Contar com uma ferramenta de chat é essencial, tanto dentro do site quanto em redes sociais como Facebook e WhatsApp.

Além disso, é preciso deixar as informações de contato — como telefones e e-mail – sempre destacados e possuir um FAQ que responda às principais dúvidas dos clientes.

O comércio eletrônico é muito dinâmico e está em constante evolução, mas, ao seguir essas práticas, você certamente conseguirá atrair visitas, tornar a navegação fácil e amigável e engajar os clientes do seu site. Dessa forma, ter sucesso será apenas uma consequência.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a desenvolver um e-commerce de sucesso!


There Is 1 Comment

Qual a importância da segurança na internet em um e-commerce? – Blog Linksan on 01 dez, 2017

[…] na mídia constantemente, muitos clientes podem se sentir inseguros ao realizar compras online em e-commerces por medo de fraudes, ou ter seus dados roubados por pessoas mau intencionadas. Consequentemente, […]

Comments are closed.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados