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5 ótimas ferramentas para fazer a análise de SEO do seu site

Você já deve ter ouvido falar em Search Engine Optimization ou, simplesmente, SEO. Esse conceito engloba um conjunto de estratégias de marketing digital, que está disponível para otimizar o seu site para os mecanismos de busca, como o Google, o Yahoo ou o Bing. A análise de SEO é fundamental para conferir o seu posicionamento no ranking dos resultados para as buscas.

Por isso é tão importante desenvolver estratégias e acompanhar o desempenho do site! Isso vai garantir que você consiga alcançar uma quantidade maior de pessoas e tornar sua marca mais reconhecida. Com essa análise você pode ampliar o alcance da sua audiência. Quer saber como fazer uma boa análise de SEO? Continue a leitura e veja 5 ótimas ferramentas! Vamos lá?

1. Google Webmaster Tools

O Google é o maior portal de pesquisas do mundo! Assim, com o propósito de oferecer a melhor experiência para os seus usuários, a empresa criou uma ferramenta que tem como objetivo educar os produtores de conteúdo com as melhores práticas de SEO. Por meio dessa ferramenta é possível configurar parâmetros para emitir relatórios que indicam:

  • tráfego orgânico;
  • palavras-chave que o usuário pesquisou antes de cair no seu site;
  • páginas de destino, que são as páginas por onde os usuários acessaram.

Além disso, ela aponta erros comuns que prejudicam o seu posicionamento, que podem ocorrer nos títulos das páginas e descrições duplicadas, por exemplo. A principal vantagem de usar essa ferramenta é poder contar com relatórios específicos do Google e se orientar a partir do comportamento real do usuário ao pesquisar e acessar uma SERP (Search Engine Results Page, ou página de resultados, em português).

Quando falamos em gerenciamento de marketing digital, a primeira ideia que vem à mente é o custo a ser investido. A boa notícia é que o Google Web Master Tool é um aplicativo disponibilizado de forma gratuita. Para que você possa acessar e começar a fazer a análise do seu site, basta ter uma conta de Gmail e configurar os dados do seu portal.

2. Google Analytcs

Outra ferramenta gratuita do Google, com relatórios ainda mais amplos e diversificados, que permite analisar de forma consistente os resultados das suas estratégias de SEO, é o Google Analytics. Esse aplicativo é essencial para a gestão de BI(Business Intelligence) e, com ele, é possível identificar oportunidades de melhoria, tanto nas ações como na otimização de conversões.

Com essa ferramenta, você pode desenvolver a análise preditiva do seu site, além de criar estratégias mais certeiras e eficientes para o seu negócio. Mais do que resultados como a lista de usuários, rejeição em páginas e número de sessões, que são exemplos de resultados do SEO, a ferramenta exibe importantes dados demográficos, como:

  • navegador utilizado;
  • dispositivo por onde acessou;
  • país;
  • idioma.

Ela também apresenta outros indicadores importantes, como campanhas ou páginas que fizeram a referência para o seu site e canais que levaram o usuário até você. Ou seja, com ela é possível trabalhar uma gama de informações que vão nortear as suas decisões tanto para um plano de ação para marketing como para definir as metas do seu time de vendas. Isso porque essa ferramenta apresenta as tendências das suas personas.

3. Google Trends

Selecionar as palavras-chave mais representativas para produzir páginas e conteúdos é uma das estratégias essenciais para melhorar o SEO. Para isso, você pode usar o Google Trends e otimizar o ranqueamento do seu site ao escolher as palavras-chave perfeitas para o seu objetivo.

Por ele é possível analisar a evolução das buscas e as principais tendências observadas na plataforma. Você pode validar dados mais precisos, como as estatísticas de interesse dos usuários ao longo do tempo e por região. Para tanto, basta acessar e pesquisar pelos termos que mais têm a ver com o seu produto e estratégia de conteúdo. A ferramenta também gratuita.

4. Check My Links

Falhas estruturais como links quebrados também interferem negativamente no seu SEO. Essa ferramenta permite checar se há algum link corrompido. Isso significa analisar se há algum que não esteja fazendo o direcionamento correto para sua página (erro 500, por exemplo).

A Check My Links é uma forma de garantir não somente um bom SEO, mas uma boa experiência para o usuário. Isso porque poderemos evitar que ele clique em páginas com erro.

5. SEO Report Card

É importante estarmos mais bem posicionados do que os concorrentes, certo? Então você pode usar o SEO Report Card para comparar o desempenho do seu site sobre eles. Basta inserir algumas informações, para que o sistema emita um relatório com os seguintes dados:

  • classificação do site;
  • criação de links (sites que vinculam para o seu site);
  • análise local;
  • acessibilidade do site;
  • métricas de confiabilidade;
  • indexação atual.

A vantagem é poder ter um parâmetro geral da “saúde” do seu SEO e comparar-se com os seus principais concorrentes. Aproveite para avaliar o que deve ser melhorado.

Dessa forma foi possível verificarmos que não são necessários altos investimentos para ter uma estratégia e análise de SEO do seu site. Lembre-se de que esses indicadores são essenciais para que o seu produto alcance mais pessoas e converta mais vendas pela internet.

Para poder ter uma estratégia de marketing digital ainda mais assertiva, entenda melhor a importância do SEO para otimizar o seu site.

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