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4 práticas estratégicas de marketing digital para E-commerce

O avanço tecnológico dos últimos anos permitiu que o marketing digital se desenvolvesse bastante e se tornasse uma das formas mais eficientes para as marcas impactarem seus públicos. Isso é particularmente valioso para um e-commerce, cuja atuação já é na própria internet e, portanto, é possível aproveitar vários benefícios graças a isso.

Implementar certas práticas de marketing digital para e-commerce é uma questão de levar em conta o comportamento e as necessidades do seu público, adotando uma estratégia que use isso a favor dos seus objetivos e da sua visibilidade.

Você deve conhecer muito bem o perfil da sua audiência e o potencial de cada canal de marketing antes de desenvolver o seu planejamento. Além de escolher os melhores meios para impactar seu público, é importante saber enxergar as integrações possíveis de realizar.

Confira a seguir 4 estratégias de marketing digital para e-commerce que você precisa adotar!

1. Social ads

As redes sociais fazem parte da vida da maioria das pessoas e oferecem ótimas condições para você impactar o seu público de forma eficiente. Esse é o caso dos social ads, anúncios inteligentes que são possíveis nas plataformas atuais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras.

O grande trunfo dos social ads é usar as informações que as redes sociais sabem sobre seus usuários para impactá-los com altíssima precisão. Isso significa que você poderá exibir seus anúncios para pessoas com gostos bem específicos, aproximando-se bastante do público-alvo dos produtos do seu e-commerce.

2. Marketing de conteúdo

Devido à sobrecarga de mensagens publicitárias que é comum no dia a dia, elas estão cada vez mais imunes a essas táticas. A saída para isso é abrir mão desse tipo de abordagem e passar a entregar valor legítimo ao seu público na forma de conteúdo de qualidade.

A proposta do marketing de conteúdo traz diversos benefícios para um e-commerce, já que é possível desenvolver um material focado em tirar dúvidas, dar recomendações, destacar novidades e descrever o funcionamento de produtos. As pessoas buscam por esse tipo de conteúdo e você deve ter algo para oferecer a elas.

3. E-mail marketing segmentado

O envio de e-mail marketing precisa fazer parte da sua estratégia de marketing digital para e-commerce, mas com um diferencial: ele deve ser segmentado. Divida a sua base em partes menores, baseando-se em algum critério que faça sentido para o seu caso, como último produto adquirido, áreas de interesse ou até dados demográficos.

Depois, é a hora de começar a desenvolver e-mail marketing focado nas particularidades desses segmentos. Ao fazer isso, você conseguirá alavancar o grau de identificação do público com o conteúdo, aumentando consideravelmente as suas chances de negócio.

4. Inbound Marketing

Conte com as vantagens das principais estratégias de marketing digital para e-commerce em um pacote focado completamente em obter a melhor performance. Essa é a premissa do Inbound Marketing, cujo objetivo principal não é ir atrás de potenciais clientes e sim atraí-los para a sua loja.

O Inbound Marketing emprega esforços de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, mídia e vários outros canais integrados com o intuito de levar seus potenciais consumidores até o momento da decisão de compra.

Agora é a hora de elaborar a sua estratégia de marketing digital para e-commerce: leve em consideração cada um dos meios sugeridos acima e monte um planejamento para impactar o público certo para os produtos do seu e-commerce. Lembre-se de que a sua estratégia deve estar em constante evolução, sendo aprimorada continuamente conforme você obtém resultados inéditos.

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5. Remarketing

Nem sempre alguém que clica em um produto no site está pronto para efetuar a compra. Os motivos podem ser inúmeros, seja por questões financeiras ou pessoais. Nesse caso, a melhor solução para fisgar o consumidor é apostar no remarketing.

A estratégia consiste em exibir anúncios para os usuários que visualizaram determinado produto e não concluíram a compra. Geralmente, as propagandas são exibidas em sites participantes da rede de display do Google AdWords. Essa é a forma mais eficaz de não deixar que o consumidor esqueça de você quando ele estiver preparado.

6. SEO

A popularização da internet e de dispositivos eletrônicos facilitou o trabalho de pesquisa que antecede a tomada de decisões. Se você precisa de um tênis de corrida, mas não sabe qual é o mais apropriado, basta fazer uma pesquisa no Google para encontrar a resposta.

Sendo assim, um dos objetivos de marketing de grande parte das empresas tornou-se ter um bom posicionamento do Google ou outro mecanismo de busca. Para isso, você deve otimizar o seu site de acordo com as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Existem diversas técnicas de otimização e elas devem ser trabalhadas constantemente para que você colha os frutos em médio e longo prazo.

7. Links Patrocinados

Outro modo de conquistar a primeira página do Google é investir em links patrocinados. Ao contrário do SEO, essa estratégia permite que você fique bem posicionado rapidamente. No entanto, é necessário pagar para estar lá.

O segredo para conseguir um tráfego qualificado para o seu site por meio dos links patrocinados do Google AdWords é escolher bem as palavras-chave. Para isso, você deve utilizar o Keyword Planner. Essa ferramenta permite que você descubra informações valiosas, como o volume de busca e a concorrência de cada palavra-chave.

8. Vídeos Publicitários

Agora, se você quer causar um grande impacto no seu público, utilizar vídeos é uma excelente opção. Como você já deve ter percebido, os conteúdos audiovisuais estão cada vez mais em alta. O próprio Instagram, que era uma rede social voltada ao compartilhamento de fotos, rendeu-se aos vídeos.

Ao optar por uma campanha audiovisual, você tem diversas possibilidades. Você pode tanto criar uma superprodução e divulgá-la no YouTube, quanto um vídeo de curtíssima duração e publicar como anúncio patrocinado no stories do Instagram. Ou seja, não há mais desculpas para não começar hoje mesmo uma estratégia de vídeos.

9. Anúncios Nativos

Você já se deparou com artigos recomendados no final de uma matéria jornalística e quando clicou foi levado a outra página? Isso é o que chamamos de anúncios nativos. Nessa modalidade, o principal objetivo é trazer tráfego ao seu site sem recorrer aos anúncios invasivos.

Mesmo que pareça fazer parte do site onde foi publicado, existe uma marcação antes desses artigos informando que é publicidade. Contudo, pelo fato de você entregar um conteúdo relevante, ele chama mais a atenção do que um simples banner. Em uma era em que os espectadores evitam as interrupções, vale a pena recorrer aos anúncios nativos.

10. Influenciadores digitais

Por fim, uma estratégia que tem sido bastante utilizada e está mostrando bastante resultados é fazer parcerias com influenciadores digitais. Essas pessoas costumam ser blogueiros, youtubers ou apenas têm muitos seguidores nas redes sociais.

A grande vantagem dessa estratégia é que você consegue atingir um público específico e pegar emprestado a credibilidade do influenciador para a sua marca. Atualmente, há criadores de conteúdo de diversos segmentos, desde moda até tecnologia. Basta encontrar quem tem o perfil ideal e propor essa parceria.

Agora é a hora de elaborar as práticas estratégicas de marketing digital para e-commerce: leve em consideração cada um dos meios sugeridos acima e monte um planejamento para impactar o público certo para os produtos do seu e-commerce. Lembre-se de que a sua estratégia deve estar em constante evolução, sendo aprimorada continuamente conforme você obtém resultados inéditos.

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There Are 2 Comments

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