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3 dicas para melhorar o atendimento ao cliente nas redes sociais

Sabemos que nem sempre os responsáveis pelas mídias sociais da empresa são profissionais especializados em marketing digital ou áreas correlatas. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos apresentar algumas dicas para melhorar o atendimento ao cliente nas redes sociais

Se você está nessa situação, continue a leitura, pois vamos explicar brevemente cada uma dessas dicas, para que você consiga colocá-las em prática. Vamos lá?

1. Descubra o que o seu cliente deseja

Uma das bases do marketing é entender para atender. Para alcançar esse objetivo, é necessário pesquisar com antecedência o perfil dos seus clientes, ou seja, seus interesses, hábitos, motivações etc. Para tanto, defina:

  • os dados básicos dos clientes (idade, gênero, profissão, estado, civil);
  • quais são seus problemas (por exemplo, busca por escola que cuide dos alunos em tempo integral);
  • entenda os objetivos dos clientes (por exemplo, se você identificou como problema a busca por escolas em tempo integral, o objetivo desse cliente será encontrar tal tipo de instituição).

Sabendo qual é o perfil do seu público, você será capaz de ofertar o conteúdo certo nas redes sociais, no atendimento e em seus serviços (ou produtos).

2. Defina as plataformas que serão utilizadas

Descobrir o que o seu cliente deseja ajudará na escolha das plataformas que serão usadas. Ou seja, ao detalhar o perfil do público, se torna possível definir o perfil de atuação nas redes sociais.

Nem sempre será necessário estar presente em todas as plataformas. Uma empresa que possui uma grande quantidade de imagens pode se sentir mais à vontade no Instagram, ao passo que uma empresa com produtos que servem de tema para conteúdo textual pode ter mais a ver com plataformas como Facebook e Twitter.

Após a escolha, siga os seguintes passos para tornar-se um expert nas mídias que serão utilizadas:

  • faça treinamentos;
  • assista a tutoriais;
  • pesquise sobre o assunto;
  • veja vídeos;
  • assista a palestras.

Sobretudo, estude e explore até que você domine os principais recursos e vantagens de cada ferramenta.

3. Fortaleça esse relacionamento

A base de qualquer relacionamento forte é a comunicação, que deve ser clara, aberta, direta e efetiva. Para humanizar as interações com seus seguidores e fortalecer o atendimento ao cliente nas redes sociais siga os próximos passos:

Responda rápido

 A rapidez no atendimento é uma das maiores expectativas dos clientes em redes sociais. Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa especialista em gerenciamento de redes sociais, no Facebook, o tempo aceitável de espera por uma resposta é de quatro horas e 30 minutos. Já no Twitter, segundo a pesquisa, a expectativa sobre o tempo para receber uma resposta é de duas horas e 15 minutos.

Seja humano

A linguagem das plataformas, exige uma certa economia de palavras, como é o caso dos 140 caracteres do Twitter. Entretanto, isso não pode resultar em um atendimento desumanizado. Portanto, durante o atendimento é importante identificar-se, ser amigável e atencioso. Lembre-se sempre de usar da empatia para colocar-se no lugar do cliente!

Valorize o feedback

Por fim, para saber seus acertos e erros, não deixe de pedir feedback. Faça uma curta pesquisa de satisfação ao final do atendimento, peça sugestões e analise cuidadosamente todas as avaliações.

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